top of page

A Meta revelou que quer povoar suas plataformas, como o Facebook, com diversos avatares controlados por IA. Os detalhes do Financial Times confirmam o desejo da gigante em preencher as redes sociais com esses personagens virtuais para gerar mais engajamento.




A Meta desenvolve esses avatares com a tecnologia do Meta AI Studio, já disponível há algum tempo. Essas personas poderão agir similarmente aos humanos naquele ambiente virtual, permitindo que haja integração dinâmica entre a IA e a pessoa por trás da tela.


Esses avatares serão quase uma imitação real de usuários, com páginas com biografia, fotos de perfil e a capacidade de gerar e compartilhar conteúdos nas plataformas. A ideia da Meta é que as IAs coexistam com as pessoas reais na plataforma, segundo o vice-presidente de produtos de IA da Meta, Connor Hayes.


Meta avança forte em IA

A criação dos avatares via inteligência artificial não é bem uma novidade na Meta, uma vez que a empresa já lançou o AI Studio para os próprios usuários criarem seus avatares. O recurso cresceu até um nível em que usuários criaram personas para serem seus parceiros em uma espécie de relacionamento.


Com o surgimento desses novos avatares, também surge a preocupação com riscos relacionados à segurança, principalmente em tópicos sobre desinformação nas redes sociais. Recentemente, a companhia foi multada em mais de R$ 1 bilhão por expor dados de usuários do Facebook.


Mesmo assim, os investimentos da meta com IA e avatares não devem parar por aqui. A empresa de Mark Zuckerberg está expandindo suas capacidades globais de data centers com tecnologia nuclear para aprofundar a tecnologia.

bottom of page