No fim de ano e início de 2025, os espaços culturais administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) estão com diversas exposições, com diferentes linguagens artísticas e temas, abertas à visitação gratuita de moradores e turistas que visitarem Florianópolis. Os horários de visitação sofrem alterações entre os dias 23/12/2024 e 05/01/2025 (confira aqui), e voltam ao normal a partir de 06/01/2025. Confira mais detalhes sobre cada uma delas e planeje sua visita:
Exposição: Cenas do Cotidiano
Visitação: até 14/01/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Espaço Oficinas - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/3026-exposicao-cenas-do-cotidiano
Sobre: A exposição apresenta "temas da vida diária, com interpretações visuais que capturam a simplicidade e a complexidade dos pequenos momentos". A mostra é o resultado do trabalho realizado pelos alunos da Oficina de Gravura do CIC, ministrada pelo Professor Bebeto, que também é o curador da exposição.
Exposição: Todo momento de achar é um perder-se a si próprio
Visitação: até 02/02/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/3023-exposicao-todo-momento-de-achar-e-um-perder-se-a-si-proprio-da-artista-ruchita
Sobre: A artista Ruchita, com curadoria de Kamilla Nunes, se inspira na emblemática frase do livro "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector, para convidar o público a uma experiência imersiva que transita entre a introspecção e o coletivo. A mostra reúne obras produzidas entre 2018 e 2024, que exploram linguagens diversas como videoarte, instalação, fotografia e performance. Em cada trabalho, a artista entrelaça tempos, espaços e materialidades, criando vazios que paradoxalmente se revelam plenos de significado. As questões abordadas – a memória, o esquecimento, a fragilidade e a ressonância – dialogam com as inquietações filosóficas presentes na narrativa espiralada e sensorial de Clarice.
Exposição: Sujeitos Materiais - Arte em Madeira
Visitação: até 02/01/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Sala Lindolf Bell 1 – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2979-exposicao-sujeitos-materiais-arte-em-madeira
Sobre: Com trabahos de Marcelo Baptista e Walney Barbi, a mostra apresenta obras em madeira, nas quais os artistas expressam seu amor pela vida, religando cultura e natureza. Cada um, do seu jeito, celebra o poder de transformar o mundo através da criação de "sujeitos materiais" feitos com restos de árvores coletados entre os que se encontram na terra e os que vêm do mar.
Exposição: Rendas de Léfkara
Visitação: até 02/01/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Sala Lindolf Bell 2 – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/3002-exposicao-rendas-de-lefkara
Sobre: Esta exposição oferece uma oportunidade única de conhecer essa tradição cipriota que foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Com técnicas artesanais transmitidas por gerações, as rendas refletem a criatividade, o talento e a herança cultural do Chipre.
Exposição: Sou Catarina
Visitação: até 25/02/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/3011-exposicao-sou-catarina
Sobre: Por meio de peças inéditas criadas por artistas convidados, obras do acervo do MASC, poemas, livros, objetos sagrados e músicas, os visitantes terão a oportunidade de viajar pelo mundo de Catarina de Alexandria e aprender a história desta princesa egípcia, reconhecida por sua beleza, inteligência e coragem – uma jovem capaz de morrer por seus princípios e por sua fé.
Exposição: BPSC 170 Anos de História
Visitação: até 30/05/2024. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Local: Biblioteca Pública de Santa Catarina
Entrada gratuita
Sobre: A exposição apresenta ao público uma linha do tempo que perpassa os principais momentos da rica história da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Nos painéis é possível ver fotografias, documentos e notícias sobre fatos marcantes da história da mais antiga instituição cultural do estado. Também há livros recebidos, que fazem parte das primeiras doações à BPSC, e documentos históricos pertencentes ao fundo arquivístico do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC).
Exposição: D. Pedro II - 200 anos
Visitação: até 15/03/2025. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábado, das 10h às 13h30.
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Souza
Entrada gratuita
Sobre: O objetivo da exposição é despertar a consciência e fazer com que o visitante conheça um pouco mais sobre a trajetória do imperador Dom Pedo II, seja por meio de itens que buscam rememorar os principais momentos de seu reinado e também de sua vida. Conforme o curador da exposição, Roberto Michetti Moreira, a iniciativa marca a abertura das celebrações do bicentenário do nascimento de D. Pedro II, comemorado em 2025. A mostra conta com itens itens do acervo pessoal do curador que reúne documentos, gravuras, jornais, livros, curiosidades, memorabilias, entre outras peças.
Exposição: Federalismo – A Revolução Que Abalou Santa Catarina
Visitação: até novembro de 2025. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábado, das 10h às 13h30.
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Souza
Entrada gratuita